Vilões da saúde física e mental

03 dez 20

Falamos de estresse todos os dias e utilizamos esta palavra para descrever situações habituais do nosso dia a dia, como por exemplo: Costumamos dizer que um dia difícil é um dia estressante. 

Existe uma polêmica em torno do conceito estresse e sabemos que a definição é ainda um tanto imprecisa. A palavra “estresse” tem origem inglesa “stress”, que significa “pressão”, “tensão” ou “insistência”.³ Sempre que alguma situação externa que exigem muito do organismo após exposição a agentes estressores, precisamos disponibilizar muita energia do nosso organismo.4 Os chamados agentes estressores podem ser:

Internos: ligados a características de personalidade, Preocupação crônica; Pessimismo; Expectativas irrealistas; Baixa autoestima. Sobrecarga psíquica ou mental.4 

Externos: Grandes mudanças; Dificuldades nos relacionamentos; Problemas financeiros; Perda do emprego; Doença na família; Excesso de trabalho; Contaminação do tempo livre pelo trabalho.4

O trabalho como um dos vilões do estresse

O trabalho é uma das maiores fontes de estresse na vida do brasileiro, segundo realizada pelo ISMA, o Brasil é o segundo país com maior prevalência de estresse no ambiente de trabalho e esse mal atinge cerca de 70% da população economicamente ativa da sua população.

O excesso de tarefas no trabalho é um fator determinante para o aumento do estresse em grande parte dos trabalhadores mundo afora. Isso porque a dinâmica do trabalho nos pode sobrecarregar significativamente um profissional e, quando essa situação vira parte da rotina, com um expediente constantemente estressante, o corpo pode não aguentar. O resultado é um esgotamento mental capaz de gerar um colapso.  

No atual período de pandemia, causada pelo novo coronavírus, a combinação entre estresse laboral e esgotamento mental também é muito marcante, mesmo nos casos dos profissionais que passaram a trabalhar em casa. Além da angústia e da ansiedade naturais que surgem pelo medo dessa nova ameaça, o estresse também aumenta nesse contexto devido à dificuldade de conciliar as tarefas domésticas com as demandas do trabalho.

Estresse na pandemia

De acordo com a ginecologista Ive Bahia, a principal explicação para o aumento do estresse no atual cenário da pandemia da COVID-19 seria o fato de o ser humano apresentar maior dificuldade se adaptar a fatores estressores, como a mudança repentina do dia a dia. “Na pandemia e em qualquer situação na qual ocorrem mudanças muito bruscas de rotina, a gente precisa fazer uma força para adaptação muito maior que o normal”, afirma.

“Desde o início da pandemia, estamos sendo expostos a uma grande variedade de fatores estressores, com notícias de uma doença capaz de matar muita gente e com uma mudança brusca da rotina, tendo que ficar confinados em casa, usar máscara sempre que saímos e estar constantemente higienizando tudo. Portanto, é normal que nosso organismo e, mais especificamente, nossa mente venham sendo muito exigidos em termos de adaptação nos últimos tempos”, explica a especialista. 

Como lidar com os vilões do estresse

O tratamento do estresse foca em três pontos: administrar os estressores, aumentar a resistência a eles e mudar a forma de enfrentá-los. Como na maioria das vezes não conseguimos administrar os estressores, aumentar a fase de resistência é uma boa opção.³

Fisioton pode aumentar a resistência à uma variedade de estressores químicos, biológicos e físicos. Trata-se de um fitoterápico popular na Europa e na Ásia, conhecido por estimular o sistema nervoso central, aumentar a performance de trabalho, combater a fadiga, entre outras funções.5

1. Revista FEHOESP 360. No limite. v.9, p. 17-23, 2017. 

2. World Health Organization 2008, The Global Burden of Disease 2004 update. v.14, p. 1-160, 2004. 

3. FIGUEIRAS, J., HIPPERT, M. A Polêmica em torno do conceito de stress. Psicologica, Ciência e Profissão. v.3, p. 40-51, 1999. 

4. SANTOS, A., CASTRO, J. Stress. Análise Psicológica. v.4, p. 675-690, 1998. 

5. Folheto informativo do produto FISIOTON. Farmacêutica Responsável: Gabriela Mallmann. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. 

Copyright® Ache. Todos os Direitos Reservados

Compre Online
menu-symbol-of-three-parallel-linesclose instagram youtube