Como se preparar de forma equilibrada para começar o ano bem

02 out 20

Com o fim do ano se aproximando é muito comum estar mais estressado e sobrecarregado. São muitas metas e prazos, sentimentos à flor da pele, imposições e restrições.Mas, é importante ressaltar que, é perfeitamente normal se sentir mais estressado com a chegada do fim do ano. 

A Isma-BR (Internacional Stress Management Association – Brasil), associação voltada para o estudo do estresse, fez uma pesquisa com 678 pessoas: 80% afirmaram que o nível de estresse aumenta nos últimos meses do ano: “As causas disso passam pela sobrecarga de trabalho neste período, trânsito, solidão no período das festas e até pelos gastos adicionais com presentes e viagens”, explica Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR.¹

O estudo apontou que 60% dos entrevistados se dizem estressados pelo excesso de tarefas no trabalho e 25% acreditam que os gastos adicionais com presentes e festas aumentam seu nível de estresse e segundo a coordenadora da pesquisa, os excessos se traduzem em sintomas físicos, comportamentais e emocionais. 

Para a psicóloga Marcia Tabone: “A sensação aumenta conforme o estresse gerado por fatores associados a cobranças externas e internas. No trabalho, o medo ou insegurança em conseguir cumprir metas exigidas, o trabalho que deve ser concluído antes das festas e das férias. No plano emocional/afetivo, frustração ou carência não preenchidas durante o ano. Na dimensão existencial, objetivos de vida não alcançados que não puderam se cumprir”. 

Por isso, é super importante equilibrar corpo e mente para lidar com tantos estressores externos e internos no fim do ano. 

Mas, apesar de todos os momentos singulares vividos esse ano estamos chegando naquela época de retrospectiva, momento de reavaliar e ressignificar. Por isso, trouxemos algumas dicas bem legais para te inspirar a começar o ano com o pé direito.

Primeiro de tudo, seja grato com tudo de importante que foi experienciado durante o ano. Perceba o que o que funcionou o que não foi tão bom assim. O que funcionou  pode ser recolocado na bagagem para levar para o próximo ano, o que não foi bom, entenda como pode ficar melhor e evitar que se repita. 

O isolamento social trouxe muitos questionamentos sobre como encontrar o equilíbrio, principalmente entre corpo e mente, num momento tão instável. 

E, entender as próprias necessidades para criar uma rotina saudável para esse novo normal, pode ser um grande desafio para muitas pessoas. Perceber todas suas necessidades é o primeiro passo para encontrar seu ritmo e consequentemente, o equilíbrio perfeito entre corpo e mente.  Compreenda melhor os seus pensamentos e experiências. Experimente trazer mais positividade para os seus pensamentos, procure substituir os pensamentos ruins por uma imagem positiva.

Faça uma lista de todas as coisas positivas que vocês transformou nesse ano, porque também é muito importante valorizar o próprio esforço e escrever essa lista vai te deixar mais otimista para criar a sua nova lista de metas para o próximo ano.

Elabore uma lista de metas e sonhos e confie 100% que estaremos muito melhores no próximo ano para realizar as metas. 

Cuide-se com prazer. Encontre uma atividade física que te traga bem estar e relaxamento. Durma bem e tome sol. 

Vivencie cada momento – exercícios de meditação e respiração, auxiliam a mente e o corpo fazer uma pausa, que oferece uma sensação de presença e segurança. 

Respeite seus limites e suas emoções. Acolha-se. É normal estar preocupado ou sentir medo, afinal de contas, estamos vivendo uma pandemia, então, não se cobre tanto. Encontre o seu ritmo e não pare mais. 

Fique positivo. Principalmente em situações de muita pressão ou estresse. Sim, nem sempre é fácil, mas pensar em algo positivo pode ser uma boa forma de relaxar, assim você conseguirá pensar em uma nova perspectiva. Um artigo publicado na Current Directions in Psychological Science, sugere que os bons pensamentos podem ser um poderoso antídoto para o estresse. Estudos anteriores já haviam constatado que pessoas com fortes emoções positivas têm níveis mais baixos de substâncias químicas associadas ao estresse. 

Prepare-se para receber o novo ano com confiança e determinação para mudar de lugar tudo que não te deixa feliz e novas conquistas. Confie em si mesmo. Fique positivo. Dê o seu melhor. Respeite seus limites. Valorize suas emoções e não tenha medo de pedir ajuda. 

Encontre seu jeito de fazer, encontre seu próprio ritmo. 

Fisioton pode aumentar a resistência a uma variedade de estressores químicos, biológicos e físicos. Trata-se de um fitoterápico popular na Europa e na Ásia, conhecido por estimular o sistema nervoso central, aumentar a performance de trabalho, combater a fadiga, entre outras funções.5

1- ROSSI, ANA MARIA. Presidente da Isma-BR – International Stress Management Association – Brasil

2- 4. SANTOS, A., CASTRO, J. Stress. Análise Psicológica. v.4, p. 675-690, 1998. 

3. FIGUEIRAS, J., HIPPERT, M. A Polêmica em torno do conceito de stress. Psicologica, Ciência e Profissão. v.3, p. 40-51, 1999. 

Copyright® Ache. Todos os Direitos Reservados

Compre Online
menu-symbol-of-three-parallel-linesclose instagram youtube